Empreendedorismo e Inovação

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  A resposta pode estar na II Oficina do Empreendedorismo, que decorre até esta sexta-feira, 25, na cidade da Ribeira Brava, em São Nicolau. Os participantes são de diferentes localidades da ilha e o objectivo é capacitá-los com conhecimentos na área do empreendedorismo para que sejam capazes de transformar as suas ideias em negócios de sucesso.

Várias centenas de pessoas de diferentes faixas etárias e sectores de actividade, de diferentes pontos da ilha, participam da II Oficina do Empreendedorismo da Ribeira Brava.

A iniciativa é organizada pela Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI) , Câmara do Comércio Indústria e Serviços de Barlavento e pelo SEBRAE, entidade brasileira que detém a metodologia de capacitação da Oficina do Empreendedorismo.

Segundo Arcília Santos responsável, pelo Gabinete do Empreendedor da Ribeira Brava, a oficina é “uma formação em capacitação empreendedora”, onde os formandos aprendem a conceber todas as etapas da criação de uma empresa, desde o surgimento da ideia, até à implementação do negócio.

Isto revela-se de extrema importância para a economia local, sobretudo na área de pequenos negócios, em que as pessoas não têm quaisquer noções, nem conhecimentos na área e, na maioria dos casos, não sabem como se relacionar com o mercado que os rodeia.

 TRANSFORMAR HABILIDADES EM COMPETÊNCIAS

Para além destas competências, os formandos estão a receber várias informações sobre gestão, que são importantes para a sustentabilidade dos negócios e geração de oportunidades de trabalho e renda económica.

Entre outros itens de capacitação, aprendem ainda sobre como transformar habilidades em competências e como elaborar um plano de marketing.

A oficina visa, assim, promover acções integradas de fomento ao empreendedorismo, capacitação, crédito e acompanhamento empresarial com foco na competitividade e desenvolvimento sustentável dos Micro e Pequenos Negócios.

No final, os formandos deverão ficar com conhecimentos e competências para criarem os seus próprios negócios.

Arcilia garante que a oficina é “muito importante” para a Ribeira Brava e para a ilha em geral porque, para além das competências empreendedoras que estão a ser transmitidas, serve ainda como fonte motivadora para a criação de empresas e para a consciencialização do sentido de empreendedorismo e negócio.

CONSCIENCIALIZAÇÃO

E é precisamente essa consciencialização que o Gabinete do Empreendedor tem tentado incutir nos “curiosos” e potenciais empresários que diariamente procuram a instituição.

Criado em Maio de 2011, o Gabinete do Empreendedor da Ribeira Brava é uma espécie de delegação da (ADEI), incluída na rede de gabinetes que a mesma está a criar nas diferentes ilhas.

O objectivo do gabinete é desenvolver o ramo empresarial local, que é sobretudo rural, e pretende dar a conhecer os projectos e programas da ADEI.

O gabinete funciona como uma plataforma de apoio aos pequenos e micro – empresários que já estão instalados no município da Ribeira Brava, mas também no Tarrafal e quer ajudar e incentivar a criação de novas microempresas.

A instituição apoia a criação de projectos e planos de negócios e promove acções de formação para fomentar a cultura do empreendedorismo.

Com seis meses de actividade Arcilia faz um balanço positivo do gabinete e garante que já começou a dar frutos.

“Temos muita gente a procurar o gabinete. Uns por curiosidade, para saber o que é e para que serve, outros que vêm à procura de apoio para abrirem os seus pequenos negócios”, afirma Arcilia.

PROJECTOS EM CURSO

Neste momento, o gabinete tem em mãos três projectos de jovens para a criação de microempresas. Uma no ramo da caprino – cultura, outra no sector alimentar e ainda uma no ramo da indústria de inertes. Dois são do município da Ribeira Brava e um do Tarrafal.

“Eles procuraram a nossa ajuda para saber como agir e eu expliquei que tinham que trazer a ideia de negócio para trabalharmos e vermos se tem mercado ou não”, explica esta responsável.

Depois dos futuros empreendedores trazerem a ideia elaborada, o gabinete começa a trabalhar na criação do negócio com a ajuda de consultores. É precisamente nesta fase que se encontram os três projectos.

Com estes casos, o Gabinete do Empreendedor da Ribeira Brava espera vir a captar a atenção e motivação de mais jovens para colocarem as suas ideias em prática, de forma a construírem um tecido empresarial local.

A I Oficina do Empreendedorismo aconteceu em 2010 e esta II Edição decorre no âmbito da Semana Global do Empreendedorismo, que decorreu entre 14 e 20 de Novembro, na cidade da Praia.

 Fonte: Jornal Online A Nação

Anúncios

Comente o Artigo!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: